Home

RESPEITO E PAZ

RESPEITO E PAZ!

Foi com grande consternação que tomei conhecimento dos hediondos ataques terroristas, ontem em Bruxelas, e da perda trágica de um elevado número de vidas. Nosso sentimento, como rotariano, é o de pesar e o da mais sincera solidariedade às famílias enlutadas, ao povo belga e às outras várias nacionalidades que perderam algum ente querido naquele aeroporto.

Eu mesmo perdi uma amiga lá.

avenidapaulista.com.br nasceu de uma iniciativa do Rotary Club de SP Avenida Paulista na pessoa do Governador Raul Casanova Junior, com o objetivo de prestar serviços à comunidade do entorno da Avenida Paulista, tendo um forte compromisso com a verdade, a ética, a educação e a paz.

É pela falta desta mesma paz que os atentados de ontem se sobrepuseram, transformando-se no flagelo que ameaça os nossos valores, as nossas convicções e as nossas sociedades.

O repúdio ao terrorismo e ao racismo é princípio regente das relações internacionais da República Federativa do Brasil, sendo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, e o terrorismo, crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. 

O terrorismo selvagem contra vidas inocentes não tem explicação, não tem desculpa, não merece comiseração. A violência pela violência, o terror pelo terror, não são aceitáveis. Os valores da tolerância, da democracia e do humanismo serão sempre mais fortes.

Nunca se faz o caminho através do ódio. Muito menos se construir muros em vez de se aplicar a humanidade e a dignidade. Pelo contrário, há que se perceber as causas e razões destes atentados e trabalhar-se para acabar com o terrorismo em qualquer instância.

E por onde se faz o caminho para a paz? Através da educação!

O “falso conceito de modernidade” está contribuindo para a falta de preparo das novas gerações que deveriam estar aproveitando essa fase tão importante da vida - o ser jovem -  adquirindo conhecimentos, experiências, sabedoria, tornando-se assim pessoas de valor e profissionais de boa qualidade. Assistindo a tantas reportagens policiais, ataques terroristas e filmes sobre violência e sexualidade embrutecida, nos perguntamos: para onde toda essa turbulência vai nos levar? Qual o futuro da espécie humana?

Em entrevista para o programa Milênio da Globo News, Ban Ki-Moon, Secretário Geral da ONU falou da necessidade de educar as novas gerações para que as tensões entre diferentes países e culturas, decorrentes dos mal entendidos, das crenças erradas, do medo e das comunicações falhas, possam ser contidas e eliminadas. Precisamos não só educar as novas gerações, mas também dar-lhes oportunidade de trabalho decente e melhorar a comunicação para alcançarmos maior entendimento e respeito entre os povos.

O lema da Fundação de Rotarianos de SP diz que a educação é o principal instrumento para a construção de uma sociedade mais humana e pacífica. Em uma das conferências do Rotary Club de SP Distrito 4610, no qual o Avenida Paulista está inserido, focalizamos alguns aspectos sobre a importância da leitura e da educação como meio de superação.

Devemos oferecer às novas gerações o adequado preparo, mostrando-lhes a necessidade da boa capacitação para a Leitura e da Educação. Sem uma capacitação adequada para ler, as crianças jamais poderão sair dos estágios mais elementares. Capacitadas a ler bem as pessoas vão começar a raciocinar com mais clareza e estarão mais aptas a definir as suas metas e a aprender sempre.

Além de melhorar o atendimento das necessidades materiais, as novas gerações precisam querer ardentemente alcançar a evolução integral e a felicidade, como seres humanos de valor. Temos de fortalecer o anseio e a busca do saber real. É essencial uma educação ampla, livre de dogmas e fanatismos, para o desenvolvimento de seres humanos de elevada qualidade, aptos a construir um mundo de beleza, paz e alegria.

Sem educação, não há paz!

Abracemos juntos essa causa.

 

 

Leia mais ...

DESTAQUES